Microinversor a energia do futuro

O microinversor é um inversor solar conectado à rede que foi dimensionado para atender painéis solares individualmente, diferente do inversor tradicional que atende um sistema completo.

Sua função é de transformar a energia elétrica produzida pelos painéis solares de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA) e sincronizar o sistema fotovoltaico com a rede elétrica de sua casa ou empresa de uma forma segura e confiável.

O primeiro microinversor fotovoltaico apareceu pela primeira vez no final dos anos 90. No Brasil, onde o Sistema Solar Fotovoltaico ainda é um conceito novo, os microinversores representam uma fração muito pequena do mercado.  Já nos Estados Unidos onde eles atingiram 1 Milhão de sistemas fotovoltaicos instalados, os microinversores representam quase 40% das instalações residenciais.

Por atender os painéis solares individualmente, no caso de sombreamento em um dos painéis o microinversor não prejudica o sistema por completo, comprometendo apenas a porcentagem de sombra desse painel.

Quando os painéis solares são conectados em série, a sombra em apenas um deles pode afetar toda a matriz de painéis reduzindo a energia produzida por todo o sistema fotovoltaico. Como exemplo: Um sistema de 6 painéis solares ligados em série a um inversor convencional. Um dos painéis está com bastante “cocô de passarinho”, que pode facilmente reduzir a sua produção de energia em 30%. Como todos os painéis estão conectados em série, automaticamente a produção de todos os painéis é reduzida em 30% e por consequência a produção do sistema é diretamente afetada por apenas um painel solar sujo.

Agora em um sistema usando um microinversor solar para cada dois painéis.

Como as saídas de energia são completamente independentes umas das outras o “cocô de passarinho” afeta apenas a produção de energia de um painel sem impactar nos outros. De acordo com o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL), este efeito pode fazer com que o seu sistema produza até 12% a mais energia por ano.

Além de possibilitar conectar à rede painéis solares de marcas e modelos diferentes podendo aumentar a produção. Também é possível instalar os painéis em orientações e inclinações diferentes, permitindo uma otimização de aproveitamento da área de telhado.

Apesar dos seus benefícios, o microinversor é instalado no telhado, o que é considerado uma desvantagem comparado ao Inversor tradicional que deve ser instalado em um local de fácil acesso, sendo este dentro da própria casa.

Outra desvantagem é que os Microinversores ainda não atingiram os mesmos níveis de eficiência dos inversores tradicionais, apesar dessa diferença ser mínima.

  • Com tudo, os microinversores são a melhor escolha nas seguintes situações:
  •  Muito sombreamento no telhado;
  •  Quando os painéis precisam ser instalados em diferentes orientações no

telhado;

  •  Quando o sistema for menor que 1.5kWp;
  •  Quando há possibilidade de aumentar o número de painéis solares;

Para mais informações entre em contato, teremos o maior prazer em atendê-lo!

Open chat
Posso ajudar?
Powered by